Serie Vikings, Rendam-se a Ragnar Lodbrok

Olá meus caros amigos e amigas,

Hoje quero falar sobre uma das melhores series que assisti em anos, que me deixou tão vidrado que eu fui incapaz de parar de assistir, era um episodio emendado com outro. Uma verdadeira maratona. Estou falando sobre Vikings.

Ela conta a historia de um antigo e lendário rei viking, Ragnar Lodbrok, não há muitos registro históricos e as antigas canções o mostram como um Semi-Deus. O foco da serie é mostrar a ascensão dele, de fazendeiro até rei e por que ele foi tão temido. Ragnar é um estrategista nato e cada uma de suas ações visa algo amais. Ainda consegue ser marcante e carismático.

tumblr_static_tumblr_mj021274gq1qi6deko1_500

A produção é da MGM e do canal History Channel…

“Pô Sandro, History Channel? Deve ser chato que só…”

Acredite, esse é uma reação natural de todo mundo que recebe a esta informação, eu também torci o nariz quando soube e tenho que vir aqui admitir a todos que lêem isso que o History Channel calou minha boca.

O papel do History Channel nesta empreitada foi de ambientar da melhor maneira a serie, reproduzir com a maior veracidade possível o cotidiano do misterioso povo Viking. Reforço na questão do misterioso, pois os vikings não eram muito fãs de ler e escrever, logo a quantidade de material disponível para desenvolver a historia é muito escasso. Mesmo assim a serie foi produzida de forma sublime. Sendo o povo viking famoso por sua violência e agressividade, devo dizer que a produção não poupou nenhuma gota de sangue.

giphy

Por muitas vezes na serie é possível ficar chocado com a violência desnecessária com que os vikings tratam suas vitimas. Então vem a compreensão de que tudo foi feito para passar a maior realidade possível, a realidade cruel da idade média.

Deve ser dada muita atenção na fé deles aos seus deuses, Odin, Thor, Loki e vários outros, eles possuem uma fé cega que os guia e acreditam que vários acontecimentos são obras dos deuses, podemos ver fatos sem explicação lógica que faz o publico duvidar se existe ou não algo místico por tras. Em contra ponto em na primeira incursão de Ragnar na Inglaterra ele seqüestra Athelstan, um jovem monge cristão, e o transforma em seu escravo, com isso vemos as diferenças e as semelhanças entre o paganismo nórdico e o cristianismo. Existe uma seqüência fantástica na segunda temporada onde são mostrados duas cerimônias, um casamento cristão e um casamento pagão, não vemos quase nenhuma diferença entre eles.

Mas meu ponto favorito da serie é o papel da mulher na sociedade Viking, sendo muito bem representado por, Lagertha, 1° esposa de Ragnar.

image06

As mulheres vikings conviviam com os homens mais violentos, sanguinários e impiedosos do mundo. Analisando isso drasticamente, a mulher viking tinha duas escolhas em sua vida, se tornar vitima de todo tipo possível de violência por parte dos homens de sua sociedade ou ser igualmente violenta, sanguinária e impiedosa. O que vocês acham que elas escolhiam?

Uma quantidade considerável de mulheres participava das invasões e saques juntos com os homens, aquelas que não participavam ficavam em casa com os filhos e sem nenhum homem para protegê-las, sujeitas a ataques, elas tinham que saber se defender. Quando os maridos voltavam para casa, bem, elas não levavam desaforo.

Ei Lagertha, o que você vai fazer com o monge Athelstan se ele não tomar conta dos seus filhos direito?

lagertha-gif

Ei Lagertha, o que você fez com aquele cara que tentou te estuprar?

tumblr_mseg3mRikJ1s6mx5uo1_250

Ei Lagertha, lembra quando Ragnar engravidou outra mulher e propôs a você ficar casado com as duas. O que você disse quando abandonou ele?

tumblr_n1pfz5nuCx1rzxujso2_250

Sim, na antiga sociedade viking existia divorcio, acredito que Lagertha ficou tentada a enfiar um machado na cara de Ragnar, não fez por que amava o muito, mas foi embora.

Algumas pessoas vão me xingar mas na boa, esqueçam Arya Stark. Lagertha Lodbrok é minha nova personagem feminina favorita. Uma verdadeira Valkiria.

lagertha_cinema1

A serie não é composta apenas de Ragnar e Lagertha, há outros grandes personagens como Rollo, o irmão de Ragnar;

Vikings-vikings-tv-series-34256606-500-220

WMzMRAD
Rollo sendo batizado Cristão…

Floki, o excêntrico construtor de barcos;

image04

 

tumblr_n9bftdAZTC1shr4dko2_500

 

e Bjorn, filho mais velho de Ragnar e Lagertha, criança na primeira temporada e adulto na segunda.

bjorn_cinema

tumblr_n10buw0APX1rsk9p4o6_250

Para apimentar um pouco mais as coisas foi apresentado semana passada na Comic-Con 2014 o trailer da 3° temporada da serie que estréia em 2015.

Querem assistir uma serie inteligente e cheia de sangue sem ser Game Of Thrones????

AssistamVikings meus caros. Vale cada segundo.

Abraço a todos,

Sandro Moura.

2 comentários em “Serie Vikings, Rendam-se a Ragnar Lodbrok

  1. Oi, Sandro! Eu amo tanto Vikings que não sei nem o que fazer, gwaahaa, estou doente pela terceira temporada e morrendo de medo que meus personagens favoritos morram (sempre há perigo…). Quanto à violência, sim, nós temos bastante, mas acho que para quem assiste Game of Thrones não há nada de tão ultrajante ali. Tá, o “Blood Eagle” levantou meus cabelos, mas não vimos nada realmente explícito – achei que a tensão ficou muito mais nas expressões dos personagens.

    Lagertha é maravilhosa, uma das minha favoritas – na minha humilde opinião uma excelente personagem feminina. Mas o personagem a quem mais me apeguei mesmo foi o Athelstan. Meu Deus, se um dia resolverem matar ele na série acho que vou ter um ataque de choro compulsivo e ficar de luto. É muito engraçado, porque fazia tempo que não me apegava tanto assim a uma série e seus personagens. Alguma coisa em Vikings me deixa colada na TV. Acho que são os personagens mesmo, além da ambientação muito bacana.

    Ah, só uma coisa: eu acho que o vídeo do trailer que você colocou é uma paródia, é todo zoado XD! Saiu um teaser bem bacana na Comic Con, que é esse aqui: https://www.youtube.com/watch?v=PiqWLM3wyeY

    Curtir

Deixe um comentário

