Livro: A Torre Acima do Véu de Roberta Spindler.

Olá meus caros amigos e amigas,

É muito bom ver livros nacionais sendo lançados, melhor ainda quando são livros de gêneros não muito populares como ficção cientifica. Apesar de que acredito que a ficção cientifica, principalmente distopias, tem se tornado bem popular ultimamente, como Jogos Vorazes, Divergente e afins. Não sabe o que é Distopia? Clique aqui.

O livro que trago hoje é de uma autora muito promissora que conheci no Twitter e tive o prazer de conhecê-la lançando este livro na Bienal Internacional do Livro 2014.torre-acima-do-veu_capa

Um dia uma misteriosa névoa começa a se espalhar ao redor de todo o planeta. Quem tem contato com esta névoa morre e para sobreviver a humanidade precisa se manter acima da névoa. Então os sobreviventes recorrem aos mega edifícios.

No livro acompanhamos a trajetória de  Becca, uma mulher que nasceu depois do Véu que cobriu a superfície terrestre. Muitos dos que nasceram depois do véu possuem habilidades especiais como vidência, tele transporte e afins. Becca é uma Saltadora, pode pular grandes alturas e tem excelente senso de equilíbrio, o que é muito útil quando se vive pulando de um edifício a outro. Ela foi adotada por um Saltador, um soldado de elite, junto com Edu, Hacker undergound, os três sobrevivem recolhendo recursos de andares prédios abandonados que estão acima do véu.

Becca
Becca

Uma coisa que não gostei na Becca é que ela é muito marrenta e boa em tudo. Mas isso não atrapalha o decorrer da historia, há diversos momentos de humanidade onde Becca fica emocionalmente instável. Principalmente quando provocada pelo principal coadjuvante, Rato. Rato foi muito bem trabalhado, um personagem com objetivos obscuros e que está disposto a fazer qualquer coisa para alcançá-los, a apesar de sempre carregar consigo um ar de traidor, ele cativa.

Rato
Rato

Esta sociedade é controlada pela Torre, o prédio mais rico e estruturado da região. Como em toda distopia, aqueles que comandam são opressores e totalitários, em conseqüência disso há grupos e facções contrarias ao comando central. Emir, líder da Torre, controla toda a sociedade com mão de ferro, Becca tem uma estranha atração por ele.

Pra mim o grande ponto alto do livro é a estrutura. Roberta Spindler conseguiu criar um mundo muito realista e verossímil. Realmente somos capazes de acreditar que aquela situação é real. Só fiquei triste que o antagonista aparece no finzinho do livro, adoro antagonistas, e quando ele aparece desvenda o grande segredo da névoa, que é… leiam o livro e descubram.

O livro não aparenta ter uma serie grande de seqüências, mas o final ficou um pouco aberto, dando a entender que terá ao menos mais um livro. O que é muito bom, uma excelente historia merece seqüência.

Parabéns Roberta, Muito sucesso a você.

Abraços a todos,

Sandro Moura

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s