Eu sou do tempo… Das Videolocadoras #BlogagemColetiva #EuSoudoTempo

Olá meus caros,

Prontos para mais uma blogagem coletiva.

eu sou do tempo Eu sou do tempo… das Videolocadoras.

Falando assim parece coisa de velho, até parece absurdo que um tipo de serviço tão forte há 10 anos atrás tenha praticamente caído em desuso, Mas é um fato, as videolocadoras estão desaparecendo, até vejo caes de aluguel_cinema_setimaopiniaouma ou outra espalhadas pelas periferias de São Paulo, mas elas estão acabando. Os motivos? TV a Cabo, Pirataria de DVDs, Downloads de filmes e os serviços streaming, como o Netflix.

Por que eu adora as videolocadoras? Bom eu sempre fui muito introvertido, tinha dificuldade imensa de me relacionar com pessoas, principalmente na adolescência. O básico, aquele sentimento que muitos tiveram de não se encaixar no mundo. Mas enquanto alguns saiam e tentavam se encaixar, eu ficava em casa.

Nasci em 1983 e na minha adolescência, no meio dos anos 90, as opções de lazer eram bem escassas comparadas a hoje, as escolhas eram livros, tv ou o bom e velho videocassete. Eu escolhia vídeo. Eu sempre fui aficionado por cinema então passar o domingo todo assistindo pilhas de filmes era sempre um prazer.

A locadora que eu frequentava era uma pequena locadora de bairro, aquelas que geralmente ficam em cima das padarias, a locadora do Seu Vanderlei, um aposentado muito gente boa que amava cinema. Era uma sala muito apertada de 3×5, que ficava menor ainda com ascapa-blade-runnner prateleiras do filmes, seu Vanderlei ficava atras do balcão que cabiam apenas três pessoas, sempre simpático e receptivo.

Apesar de pequena, aquela locadora valia ouro, pois o Seu Vanderlei tinha orgulho do seu acervo. Cães de Aluguel, Era Uma Vez no Oeste, O Profissional, a trilogia do Poderoso Chefão, Blade Runner, O Exterminador do Futuro, a Trilogia Mad Max, vários filmes do Bruce Lee, alguns filmes toscos do começo de carreira do Jackie Chan, muitos filmes terror gore. Eu tive varias fases, as vezes ia só no terror, outras vezes só no Kung Fu, passava pelos clássicos, consumi a locadora quase toda.

direksinemaizle-Çılgın-Maks-2

Fui um cliente tão assíduo, que não demorou para entrar na lista VIP da locadora. Todos os clientes chegavam e perguntavam dos lançamentos para o Seu Vanderlei, ele dizia “Só na semana que vem”, enquanto isso os filmes recém chegados passavam pela lista VIP.

Mesmo com um espaço tão pequeno eu era capaz de passar horas na locadora, boa parte do tempo conversando sobre filmes com o Seu Vanderlei e os outros VIPs.

Foi uma época muito satisfatória para mim pois foram nesses anos que decidi estudar Comunicação Social. Queria contar histórias, como as que assistia em todos aqueles filmes. Infelizmente aquele espaço que Jawspassei tantas horas acabou e de forma triste, já na era dos DVDs, ladrões entraram na locadora de Seu Vanderlei de madrugada e roubaram mais da metade de seus filmes. Um prejuízo tão grande que ele desistiu do negocio e fechou as portas. Nunca mais tive contato com aquele senhor que chamava de amigo. Mas as boas lembranças sempre perduram.

E vocês meus caros? Qual seria o “Eu sou do Tempo…” de vocês???? Escrevam um post essa semana e usem a Tag #EuSoudoTempo. e não esqueçam de visitar os outros blogs que também estão participando desta blogagem coletiva. Momentum SagaMeteoropole

Abraços

Sandro Moura

2 comentários em “Eu sou do tempo… Das Videolocadoras #BlogagemColetiva #EuSoudoTempo

  1. Nossa, as videolocadoras. Nasci no mesmo ano que você e claro que também lembro delas. Era um negócio lucrativo. Houve um tempo que inclusive meu pai pensou em abrir uma.

    Na minha casa demoramos um pouco para ter video-cassete, acho q isso ocorreu por volta de 1992. Meu pai alugava vários filmes. Lembro de ter assistido muitos desenhos do Snoopy na época!

    As videolocadoras também emprestavam fitas de video-game. Não usei muito esse serviço, mas meu marido lembra disso com muito saudosismo.

    Adorei o texto, deu muita saudade!!!

    Curtido por 1 pessoa

  2. Mais um nascido em 1983 se apresentando! 😀
    Também adorava as videolocadoras, principalmente no inicio de minha adolescência, porque nessa época os cinemas em Aracaju, onde moro, estavam numa crise e todas as salas foram fechadas. As videolocadoras se tornaram então a única maneira para ter acesso aos filmes sem precisar esperar pela emissoras de tv, que na época demoravam um tempão para exibir os filmes.
    Poxa, curti demais relembrar a época da locadoras e confesso, que, apesar das facilidades dos downloads, sinto saudades dessa época.
    Abraços

    Curtir

Deixe um comentário

