Os Meus Antagonistas Favoritos das HQs – 10° Mistério.

Há meses estou ensaiando para começar a realizar algumas series de blogagens, bem aqui estamos com a primeira.

Entre todos os personagens que se pode ter em uma história, para mim o mais relevante são os Antagonistas. Geralmente eles são os vilões da historia mas o termo Antagonista na verdade se refere a AQUELES QUE FAZEM OPOSIÇÃO AOS PERSONAGENS PRINCIPAIS, OS PROTAGONISTAS.

Na maior parte do livros técnicos de roteiro, essa será mas unica frase dedica a estes personagens. O que é totalmente injusto ( ainda defenderei isso em uma tese de mestrado ). Os Antagonistas são muito mais do que mero opositores, são eles que tiram os Protagonistas da chatice e os fazem ir até a ação. Um bom Antagonista é vital para uma boa história. Nesta serie de postagens vocês irão Mistérioencontrar os
Antagonista
que para sim são os mais envolventes das HQs , essa lista não tem nada a ver com níveis de poder e blábláblá. Ele será composta por aqueles que tem a personalidade ou motivações mais interessantes.

Bom chega de introduções vamos ao antagonista de hoje, Em 10° lugar, um técnico de efeitos visuais que simplesmente cansou de ter seu talento desprezado, como vocês o Senhor Quentin Beck, popularmente conhecido como Mistério.

P.S. Vou fugir um pouco do lugar comum e automaticamente excluir o Coringa desta lista, ele é ótimo, mas esta em primeiro lugar em quase todas as listas que já vi.

joker-crying-o

Eu gosto do Mistério não pelo que ele é, mas pelo que poderia ser. Ao longo dos anos adquiri um gosto por personagens sem super-poderes, que usam de sua dedicação, treino e habilidades pessoais como suas armas.

Amazing_Spider-Man_Vol_1_13Quentin Beck foi por anos um técnico de efeitos especiais, mas os filmes em que se dedicava plenamente eram tidos como trash e ele nunca teve seu trabalho reconhecido como Arte, então vendo a ascensão do Homem-Aranha decidiu que derrotar o herói lhe traria a fama tão esperada. Esse é o típico caso de frustração mal-direcionada, ele poderia ter feito outras escolhas mas quis a fama acima de tudo.

Sua primeira aparição como Mistério foi em The Amazing Spider-man #13 , mas ele fez uma pequena em The Amazing Spider-man #2, onde Quentin foi contratado para ajudar a invadir uma base militar e roubar segredos, ele fez isso usando uma roupa de Alien e todas as suas habilidades.

O que impressiona no Mistério, são suas habilidades que parecem bestas mas quando usadas com inteligencia podem ser devastadoras. Ele usa ilusões, drogas alucinógenas, técnicas de hipnose, robôs, tudo para fazer as pessoas acreditarem no que estão vendo. Há uma sequencia de 8 histórias do Demolidor chamada de O Diabo da Guarda , escritas por Kevin Smith, cineasta e page21roteirista, que prova que não estamos falando de um vilão qualquer. Nela Mistério usa todo todos os seus recursos para enganar o Demolidor, o fazendo acreditar que um bebê pode ser o Anticristo. Matt Murdock é muito religioso e com a ajuda de algumas drogas foi totalmente influenciado.

O problema é que Quentim Beck tem como a sua principal falha a própria motivação. Ele quer ser famoso, quer que o herói veja quem esta por trás de tudo e para isso precisa ser descoberto. Sempre que faz isso, é derrotado. No caso das histórias de o Diabo da Guarda, Mistério queria derrotar pelo menos um Herói antes que o câncer o consumisse. Ao se mostrar para o Demolidor, Mistério é derrotado pela poder de argumentação de Matt Murdock, que é um excelente advogado. Como não é o fim que ele esperava, Quentim Beck se mata.

Há uma outra história que gosto muito chamada de O Velho Logan, em um futuro alternativo distópico todos os heróis morrem em uma grande plano de união entre os vilões, Mistério foi o encarregado de wolverine_69-70_07derrotar os X-Men, com um plano muito simples. Distorcendo os sentidos e a consciência de Wolverine, nosso antagonista fez com que o herói acreditasse que todos os X-Men fossem na verdade os seus inimigos. Com isso Wolverine ceifou a vida de todos os seus amigos. Com a culpa, Logan se torna fazendeiro e nunca mais usa suas garras.

Esse não foi um plano de Beck mas sim de uma junção de vilões, com certeza algum estrategista teve a ideia. Que só poderia ser executada pelas habilidades unicas que Mistério possui.

Depois da “Morte” de Quentim Beck, outros usaram sua roupa e seu nome, eu li uma história do Homem Aranha alguns anos em que ele voltava dos mortos, mas não acompanhei para ver se era um androide/clone/ilusão/zumbi ou qualquer outra coisa que geralmente usam nas HQs.SS

Como alguns dos primeiros inimigos dos Homem-Aranha, ele também fez parte do Sexteto Sinistro. A unica coisa que lamentei pelo Homem-Aranha ter sido inserido recentemente no universo cinematográfico da Marvel, é que não teremos mais O Espetacular Homem-Aranha 3, onde teríamos Sexteto Sinistro e entre eles Mistério.

Se não fosse pelo seu ego, ele poderia ser um vilão muito maior do que realmente foi. Por isso ele esta nessa lista. Espero tenham gostado ou pelo menos respeitem minha opinião.

Anúncios

3 comentários em “Os Meus Antagonistas Favoritos das HQs – 10° Mistério.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s