Zona de Conforto #001 – Batman, O Macho Alfa

Outro dia me questionei, por que tudo mundo adora o Batman?

Pode parecer engraçado para alguns, mas Batman, ao lado do Homem-Aranha, é um dos personagens mais populares das HQs e tem que haver um motivo racional e lógico para isso. O Homem-Aranha é popular por quê ele tem problemas comuns de pessoas comuns. Quase todo mundo que é lascado como eu se identifica com o Homem-Aranha. Mas e o Batman?

Depois de muito refletir, acredito que tenha encontrado a resposta e essa resposta está carregada de criticas com relação a forma que as HQs reforçam valores antiquados cheios de preconceituosos na mente dos leitores. Batman é o MACHO ALFA.14 - 1

Sendo o macho alfa, arauto do machismo, e o símbolo máximo das HQs, todos os fãs agem como se a linguagem seja um direito exclusivo dos machos. Vemos isso na internet todos os dias, na forma como os homens nerds tratam as mulheres nerds, já falei sobre isso em um post sobre Videogames.

Apesar de nunca ter sofrido nenhum tipo de ataque, conheço o chorume da internet e sei que estou caminhando sobre campo minado criticando um personagem tão popular, que inclusive  eu gosto muito. Mas este é o meu blog e não vou deixar de expor a minhas ideias só por que há pessoas que não respeitam a opinião alheia. Vamos ao machão.

Banner

Macho tem que ter dinheiro…

Pense em seu salário, agora multiplique por mil, multiplique por mil de novo. Sinto lhe informar que você não chegou nem perto da fortuna de Bruce Wayne. Homens tendem a admirar o macho que está no topo do mundo, vemos muito disso no mundo real. Em tempos de neoliberalismo (dinheiro=poder), quanto mais dinheiro se tem mais poderoso é, Bruce Wayne tem alguns bilhões de dólares a sua disposição.

Batman-Iron-Man-batman-31910693-480-648Tanto dinheiro desperta a admiração dos fãs, o problema é que se as pessoas pensarem que quem tem dinheiro é o fodão, o que acontece com quem não tem? É tratado como lixo, um homem menor.

Batman não tem o menor problema em gastar muito dinheiro construindo brinquedinhos para passar as madrugadas esmurrando criminosos, nem muito menos se importa em ter torrar alguns milhões para alcançar seus objetivos.

Lembro de uma frase durante a luta do Batman com o Superman na GN O Cavaleiro das Trevas de Frank Miller. “Desenvolver uma Kriptonita sintética levou muito tempo e dinheiro, por sorte eu tinha os dois”.

Chega a ser humilhante.

Macho tem que ter carrão…

Machos se importam com o carro, quantas vezes já fui julgado pelas ruas da cidade andando com meu Uninho 94. Dá pra sentir o desprezo no olhar das pessoas. Se o carro de um macho tem que ser foda, o do macho alfa então.batmovel

Por mais que nerds não sejam aficionados por carros, boa parte nem dirigir sabem, eles pagam pau pro Batmóvel. Ele é rápido, tem uma quantidade inesgotável de armas, foguetes e a mais avançada tecnologia Wayne.

Agora, será que o Batman seria tão admirado se andasse na Joaninha do Ban Midou de Get Backers? Provavelmente não.

Macho não se apaixona…

Vários heróis das HQs se casam, é importante e humano ter alguém com quem podem contar e dividir momentos especiais ou difíceis. Batman não é um deles. Um macho não se apaixona, se casar então, já o macho alfa não tem tempo pra isso. Batman é tão focado no seu estilo de vida vigilante que não tem tempo para se dedicar a esposa e filhos, amar alguém está fora de questão.

Bruce_Wayne_016O que mais me incomoda neste tópico, é que em todas às vezes que Bruce Wayne se apaixonou por uma mulher, ele foi traído/enganado/abandonado/manipulado de alguma forma. Algo ruim sempre acontece em seus relacionamentos, o fazendo continuar na sua vida solitária de solteirão bilionário que espanca bandidos de madrugada. Acredito que o mais próximo que Batman chegou de se casar foi na GN O Filho do Demônio, com uma das principais vilãs/namoradas dele, Thalia Al Ghul. Ao fim de todos os conflitos, ela diz que não vai mais se casar com ele, escondendo que estava grávida. Ainda entrega o filho dos dois, Damian Wayne, para adoção.  Ibn_al_Xu'ffasch_001

Alguém pode até achar um exagero, mas que tipo de mensagem isso pode passar aos leitores? A resposta é simples, de que mulheres não são confiáveis ou perda de tempo. Continuam achando exagero? Conversem com algumas mulheres nerds para ver as formas que elas são hostilizadas em fóruns ou redes sociais.

Macho tem que ser pegador…

Se um macho tem que ser pegador, o macho alfa tem que ser o que?

Falamos aqui de um personagem de vida dupla, Bruce Wayne/Batman, o pior de tudo é que ambas as vidas são notórias e retratadas como o grande objeto dos desejos femininos. Há mulheres que são totalmente atraídas pelo playboy, bon vivant, simpático e envolvente; e há mulheres totalmente atraídas pelo vigilante sombrio, masculoso, e esmagador de ossos. Como era de se esperar do macho alfa, ele sai com todas.

girlsssSe olharmos então para as vilãs que enfrentam o Batman, todas estão vestidas literalmente para matar. Além de usarem a sensualidade nas roupas, há toda uma tensão sexual nos diálogos, como se elas estivessem cometendo crimes apenas para chamar a atenção do herói e poderem se entregar a ele. Acredito que as únicas mulheres que tiveram relações com Batman e não se enquadraram no perfil macho dominador dele foram a Mulher-Gato e a Mulher-Maravilha, sim ela já transou com o Batman.

Muitas coisas têm mudado no universo das HQs, quebrando um pouco essa hiperssexualição das mulheres. Mas ainda não está sendo suficiente, Bruce Wayne/Batman já se relacionou com tantas mulheres que é difícil acreditar que ele tenha algum respeito por elas. Infelizmente essa visão passa para os leitores.

Macho não leva desaforo pra casa…

Não importa se você é um assassino psicótico, soberano de Apokolips, ou um Kriptoniano carregado até o talo com a luz de uma estrela amarela, mexeu com o macho alfa arrumou pra cabeça. Batman só possui uma limitação, apenas uma, ele não mata. Todo o resto abaixo disso, tá valendo. E enquanto Superman usa todos os seus poderes para derrotar Darkseid com dificuldades, Batman usa a inteligência e estratégia e derrota o vilão.1179494-batman_darkseid1

Mesmo sendo um humano sem poderes, é intimidador e boa parte do universo tem medo dele. Mas então vemos o outro lado desta moeda. Em O Cavaleiro das Trevas do Frank Miller, a mais cultuada GN do Homem-Morcego, é também a sua história mais violenta, com o Batman assumindo um comportamento completamente Fascista. Quando há um grande blecaute nos Estados Unidos, Gotham City vira um pandemônio, o caos toma conta da cidade. Para manter a ordem, Batman convoca jovens  de gangues para batalhar ao seu lado e conter os tumultos e diz a frase mais totalitária possível, “Eu sou a lei”. E usando toda a violência possível, contém a situação.

Ver o macho alfa usar a força para impor a sua vontade, faz os fãs ficarem alvoroçados. Esses jovens que na vida superman-vs-batman-the-dark-knight-returnsreal falam muito pouco, mesmo assim impõe seu ponto de vista na internet, sendo completamente agressivos quando estão em uma discussão, ofendendo quem estiver a seu alcance. E se esses jovens fãs do Batman tivessem meios de agredir fisicamente as pessoas que discordam deles? As revistas do Batman ensinam a estes jovens que eles devem atacar de forma impiedosa e agressiva. Mais uma vez repito, procurem por discussões na internet para ver se estou mentindo.

Macho tem que ter herdeiro homem para perpetuar o machismo…

O macho alfa já teve muitos ajudantes, já foram inúmeros Robins, até algumas mulheres entre eles. Mas nenhuma teve mais relevância que os robins Dick Grayson, Jason Todd, Tim Drake e Damian Wayne. Os  filhos adotivos e legitimo de Bruce Wayne.

Robin42_zps76b1e43cNão importa quantas mulheres já passaram pelo treinamento e tutela do Batman, ele nunca deu a elas grande importância a ponto de considerá-las suas herdeiras. Na verdade é único capaz de assumir o seu manto caso morra (de novo) é o seu primogênito, Dick Grayson. Apesar de estarmos no século 21, a mentalidade de Bruce Wayne ainda é patriarcal. Mas como disse, as HQs estão começando a deixar de ser machistas, quem sabe em um futuro não muito distante encontremos uma Batwoman que consiga lidar com o chorume da internet.

Há muito mais para se analisar. Mas o fato é que o comportamento Macho Alfa do Batman atraia e mantém muitos leitores, o que problema é que passa que esse tipo de comportamento é o ideal. Adoro as histórias do Batman, mas acredito que um personagem tão popular tem que passar valores mais igualitários e não o bom e velho machismo.

Só pra concluir, uma imagem que explica alguns conceitos.

Feminismo

Anúncios

2 comentários em “Zona de Conforto #001 – Batman, O Macho Alfa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s