Os Meus Antagonistas Favoritos das HQs – 9° Hera Venenosa

Olá meus caros,

Dando continuidade a lista dos Meus Antagonistas Favoritos das HQs.

10° Mistério

9° Hera Venenosa

Não sei se alguém leu o primeiro artigo sobre o Mistério assim que lancei, estava chamando esta lista de “Os Melhores Antagonistas das HQs”. Mas esse lance de Melhores é muito relativo. É tudo uma questão de gosto pessoal, então mudei o nome da lista para “Os Meus Favoritos”. Muito mais apropriado.

Batman181
Batman #181 (1966)

Estava preocupado com a questão da representatividade feminina nesta lista, mas quando estava decidindo quem entraria nela essa preocupação foi embora, consegui desenvolver uma lista igualitária ( 5 personagens masculinos e 5 personagens femininas ) de forma voluntária. Dito isso, trago em 9° lugar a primeira representante feminina da lista. Uma mulher que ama e quer proteger as plantas, em grande parte indefesa, das vorazes mãos da humanidade. Com vocês, Hera Venenosa.

P.S. 2 – Outro personagem que está fora desta lista é Loki, o deus da mentira. Ele é muito carismático e se tornou extremamente popular com as atuações de Tom Hiddelston no universo cinematográfico da Marvel. É um feiticeiro muito poderoso, inteligente e ardiloso, mmmmmaaaaaaaassssssss, suas motivações. Ter inveja do irmão herói amado por todos, querer atenção do papai e tramar para ter o trono para si. Na boa, a vilãnice de Loki se cura com terapia familiar. Inclusive, isso já foi abordado no filme, tosquinho, O Filho do Mascara. Sinto muito Loki, você é legal, mas não vou por você na minha lista.

loki crying

Hera Venenosa é tida por muitos como uma psicopata fria e calculista. Particularmente eu não concordo, não é por que ela despreza completamente a humanidade, significa que ela odeia a vida. Hera ama a vida, vegetal apenas, considera os humanos destruidores que não tem o menor respeito pelas demais formas de vida do nosso planeta. Nesse ponto convenhamos, ela esta correta.

Concordo com ela.
Concordo com ela.

Apareceu pela primeira vez em Batman #181 (1966). Seu verdadeiro nome é Pamela Isley, Doutora em bióloga e biomedicina. Foi enganada por seu professor, se tornando vitima de experimentos. Conseguiu sobreviver, mas sofreu mutações genéticas e alterações psiquiátricas. Dentre elas, Pamela deixou de ser uma mulher introvertida e se torna uma mulher confiante e sedutora. Suas habilidades, conseqüência das mutações, são resistência a toxinas e venenos, a capacidade de criar os mais variados compostos químicos, vinculo com formas de vidas vegetais que a permite criar e controlar plantas e por fim o beijo, Hera libera toxinas por seus lábios que permitem que ela controle a mente de homens e mulheres.

Hera nunca teve destaque em grandes sagas do homem morcego como Ras Al Ghul, Bane ou Coringa, mas sempre esteve presente em todas as mídias que o Batman aparece, como nos jogos da serie Arkham, naquele grotesco filme Batman & Robin dirigido por Joel Schumacher (Batmanilos), nos desenhos animados e na recente serie de TV Gothan onde aparece ainda criança.

Seduzindo Bruce Wayne na Serie Longo dia das Bruxas
Seduzindo Bruce Wayne na Serie Longo dia das Bruxas

Nas HQs, gosto muito da participação dela na serie Longo Dia das Bruxas, historia que reconta a transformação do promotor Harvey Dent no vilão Duas-Caras, servindo inclusive de base para o roteiro do filme Batman, O Cavaleiro das Trevas. Nesta serie Hera é contratada pelo mafioso Carmine Falcone para usar seu beijo tóxico e obrigar Bruce Wayne a apoiar a máfia perante um banco em que é acionista. Bruce foi salvo pela Mulher-Gato, que tem ódio por Falcone.

O principal motivo para eu por Hera nesta lista é que ela não é má e eu adoro isso em um antagonista. Ela só possui valores diferentes do resto da humanidade, gostando mais das plantas. Quando lhe é conveniente ela ajuda o Batman, como no jogo Batman: Arkham Asylum. O Coringa a

Versão do Jogo Arkham Asylum
Versão do Jogo Arkham Asylum

engana usando uma de suas plantas para produzir um veneno poderoso que pretende jogar em Gotham. (Quantas vezes ele já tentou fazer isso?). Para impedir o Coringa, Hera dá ao Batman todas às informações que ele precisa.

Existe uma coisa que eu não gosto nas vilãs das HQs, todas elas são hiperssexualizadas, principalmente as do Batman, O Macho Alfa. Hera é a vilã do Batman que tem a sexualidade mais explorada. Como ela não é uma grande lutadora, seus planos sempre envolvem a sedução usando o beijo tóxico. Além disso, a imagem da personagem traz uma carga exagerada de sensualidade em suas aparições, desde o clássico maiô tomara-que-caia feito de folhas até a versão do jogo Batman: Arkhan Asylum.  Acho isso muito injusto, nos quadrinhos as mulheres ainda são tratadas como objetos sexuais que enfrentam e desejam os másculos heróis.

Nova versão de Hera Venenosa
Nova versão de Hera Venenosa

Mas esse panorama esta começando a mudar, recentemente com a reformulação do Universo DC, Hera deixou de ser vilã, integrando o grupo de heroínas Aves de Rapina, inclusive mudando o seu visual. Suas curvas ainda são valorizadas, mas ao menos ela esta vestida.

Independente de todos os problemas em relação a exploração sexual de sua imagem, Hera é uma antagonista fabulosa que sempre dá muita dor de cabeça para Batman, tanto que a primeira opção de todos que a enfrentam é procurar o dialogo ao invés de um confronto direto.

Brincar com Hera Venenosa pode ser letal.

Anúncios

2 comentários em “Os Meus Antagonistas Favoritos das HQs – 9° Hera Venenosa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s