Zona de Conforto #003 – O Rei Gelado e o Mal de Alzheimer.

Ultimamente adquiri um vicio, venho aqui neste espaço dizer publicamente que estou completamente viciado em a Hora da Aventura.

Não é um simples desenho animado, o universo criado por Pendleton Ward é tão rico, que consideroAdventure Time uma das maiores criações da ficção especulativa atual. O autor consegue inserir qualquer enredo, sempre variando entre fantasia e ficção cientifica. Não é a primeira obra feita desta maneira e não será a ultima, mas com certeza é uma das melhores.

Um universo assim só seria bem explorado se houvesse bons personagens, Pendleton não fez por menos. Os principais personagens de Hora da Aventura têm um grande background que lentamente vai sendo apresentado ao público, para mim uma das melhores histórias é a do Rei Gelado. Acredito que muitos fãs da serie concordam.

Mas o que me leva a afirmar que o Rei Gelado é uma analogia ao mal de Alzheimer? Bom antes de mais nada é necessário relembrar alguns fatos sobre a série.

Hora da Aventura se passa no planeta Ooo, que na verdade é o planeta Terra no ano 3000. Não existe uma data exata, mas houve uma guerra nuclear, chamada de Guerra dos Cogumelos, por volta de 1990 (Digo isso pela tecnologia que sobreviveu, basta olhar para BMO). Essa guerra praticamente matou todos os habitantes da Terra. Os que sobreviveram foram criaturas humanóides mutantes, um homem e uma garotinha.

Este homem se chamava Simon Petrikov, um arqueólogo que só sobreviveu a guerra por estar sob o efeito da coroa mágica que encontrou. A coroa é muito poderosa, a sua magia enlouquece aqueles que a usam sussurrando sobre os poderes do gelo de da neve, com o tempo Simon esqueceu quem realmente era e por se tornou o Rei Gelado. Podemos ver um pouco desse passado no episódio especial de natal Holly Jolly Secrets.

Por diversos momentos da serie vemos relances sobre o passado do Rei Gelado, mostrando que ele é uma boa pessoa e que como não esta em plenas faculdades mentais não pode ser responsabilizado por seus atos. Mas, no meu ponto de vista, a grande analogia com o Alzheimer não esta na insanidade, está em sua relação com Marceline. Como vemos no episodio I Remenber You. Assista o trecho final do episódio logo abaixo.

Amo a letra dessa musica:

This magic keeps me alive
But, it’s making me crazy
And, I need to save you
But, who’s going to save me?
Please forgive me
For whatever I do
When I don’t remember you

Esse episódio é de extrema importância para o enredo da série, por dois motivos, pela primeira vez vemos a relação entre os dois personagens e quando Marceline encontra uma foto dela com uma mensagem escrito por Simon, ele se torna mais sensível a condição dele, a após isso temos uma virada no relacionamento deles. É nesse ponto em que falaremos sobre Alzheimer. Simon&Marcy'sbondimageUma parte sobre esta doença é justamente o relacionamento com os parentes, para Marceline, Simon é como um pai adotivo, ambos estavam sozinho pela terra destruída e só tinham um ao outro. Ela sofre muito e não entende por que o Rei Gelado não a reconhece. Quando percebe que tudo isso é conseqüência dos efeitos da coroa, Marceline passa a ser muito mais paciente, amorosa e compreensiva com o Rei Gelado.

Conviver com uma pessoa que sofre com Alzheimer não é muito diferente da relação entre esses dois personagens. Quem sofre não é apenas a pessoa que tem a doença, todos ao seu redor sofrem. A dinâmica dos relacionamentos muda completamente, fazendo a pessoa esquecer-se dos seus entes mais queridos e de si próprio, justamente como o Rei Gelado.

Um dos principais papeis da Arte é educar e muitos desenhos animados são verdadeiras obras de arte que levam para o seu publico informações sutis sobre de como lidar com algumas situações bem serias. Então não tratem a Hora da Aventura como apenas as aventuras de um menino de 13 anos e seu cachorro mágico, há muito mais por trás disso.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s