Zona de Conforto #005 – Os preços abusivos do Mercado de Ebooks

Sabem quando algo é completamente desproporcional e aquilo começa a te corroer, bom meus caros é exatamente assim que me sinto com o mercado de E-books.

Mercado que muitos insistem emebook dizer que está fadado ao fracasso, eu me pergunto por quê? A tecnologia é acessível e fácil de ser manuseada, tanto que muitos autores se auto-publicam; é barato, existem freewares que produzem e-books, basta sentar diante do computador e fazer. Os demais custos são os mesmos que o livro impresso, capa, revisão, diagramação, edição e tudo que estiver incluso na produção do livro.

Então onde está o problema nos e-books? E eu respondo, no preço final do produto.

Fazendo um resumo breve, minha revolta se iniciou no ultimo dia 25/05, dia da toalha, como de costume sempre fico atento as promoções que surgem em livros e quadrinhos. Eis que me deparo com um clássico de ficção científica que sempre quis ler mas achava muito caro, O Homem do Castelo Alto de Philip K. Dick.

O Homem do Castelo Alto

Sim, ele estava apenas R$7,43. Na hora fiquei bravo, desabafei com alguns amigos, entrei no site mais algumas vezes pra ver o preço, ainda estava em promoção. Quando entrei hoje , dia 01/06, e o preço havia voltado ao normal.

O Homem do Castelo Alto 2

Isso mesmo meus caros, de R$7,43 para R$26,40. E pior, o preço do livro impresso está em R$31,31.

Quando eu olho isso penso em sabotagem no desenvolvimento do mercado de e-books, mas vamos levar esse discussão para um lado mais técnico .

Quando falamos em formação de preço temos que levar em consideração alguns pontos, são eles custos e despesas fixos; custos e despesas variáveis e o valor agregado. E o que quer dizer tudo isso:

  • Custos – Todo e qualquer gasto que seja relacionado a operação principal do negócio;
  • Despesas – Todo e qualquer gasto que seja relacionado ao suporte para o negócio;
  • Fixo – Aquele que não muda não importa o volume de vendas;
  • Variável – Aquele que muda de acordo com o volume de vendas;
  • Valor Agregado – Elemento intangível que pode valorizar o produto;

Agora, vamos supor que um autor independente esteja se auto-publicando tanto em livro físico quanto em e-book, como ele calcularia o preço de seus produtos? Identificando esses elementos e diluindo eles em suas vendas para cobrir os gastos e ter lucratividade. E é nesse ponto que está o problema.

Vamos começar falando do valor agregado que no caso dos livros pode ser traduzido no quanto vale o nome do autor ou quanto vale a obra em si. Então, não podemos comparar um autor famoso com um autor desconhecido.

Se formos pensar em custos e despesas fixas ( Capa, diagramação, edição, revisão, registro, divulgação ) são os mesmos para o e-book e o livro, no caso de uma editora teriam ainda as despesas administrativas.

A grande diferença do e-book e do livro está nos custos e despesas variáveis, para o livro temos impressão, transporte, frete, comissão da loja e alguns outros, no e-book de despesas variáveis temos comissão da loja e… e… mais nada. MAIS NADA.

É impossível olhar para este exemplo do O Homem do Castelo Alto e imaginar que toda as diferença nos custos e despesas variáveis sejam de R$4,91. Não dá pra achar normal

O mercado de e-books que deveria ser muito mais acessível se tornou inviável com esses preços. Vamos pensar nos leitores das regiões Norte e Nordeste do Brasil que pagam um absurdo de frete na compra de livros pela Internet. O e-book permite que a informação possa ser acessada de forma igual por qualquer pessoa com acesso a internet.

Ninguém reduz o preço da forma que fazem nessas promoções para ter prejuízo. Eles estão lucrando menos a R $7,43, mas ainda há lucro. Eu não pago mais do que R $15,00 em um e- book. Pode ser o livro que for, então sempre aproveito essas promoções para que tornam os preços mais condizentes com a realidade para comprar e-books.

A viabilidade deste mercado está na mão das editoras, cabe a elas perceberem o potencial ainda não alcançado.

Espero que reflitam a respeito, abraços.

Sandro G. Moura

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s