Livro: Réquiem Para a Liberdade de Thiago Lee

A coisa mais fantástica de ter contato com a cena da literatura independente, é ter proximidade com os escritores. Por meio de palestras, oficinas e redes sociais que tive o prazer de conhecer Thiago Lee, e assim ter contato com o seu trabalho.

Réquiem para a Liberdade é o primeiro livro solo, desse autor que em 2015 foi finalista do premio Brasil em Prosa do site Amazon e o Jornal O Globo.

Imagine viver em um ambiente completamente hostil e cheio de preconceitos, este é o cenário que Lee insere Marko, um homem negro no livro chamado de nagô. O que torna Marko ainda mais especial, é que ele é um liberto, conseguindo ao alforria não sendo mais um escravo.

Só pelo fato de existir e exigir direitos, Marko ofende homens de poder, que fazem de tudo para tranformar a vida deste bravo homem em um inferno. A narrativa de Lee trabalha muito bem alternando em capitulos do presente e do passado de Marko, mostrando a infância do personagem.

Outro ponto que adorei na construção do personagem é a inteligência e visão que ele apresenta das situações, calculando cada passo em situações de perigo. Nem sempre a estratégia dá certo, o que torna a história ainda mais viva.

Este é um livro que trata sobre o direito de viver livremente, de buscar seus direitos e seus anseios, não um livro sobre uma ambição descabida e predatória, pelo menos não da parte do protagonista.

Thiago Lee é um autor que merece nossa atenção e nosso respeito, pois ele se preocupa com a mensagem que quer transmitir.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s